16 de setembro de 2009

As Sete Flores,

Sri Swami Vishwananda partilhou conosco uma história cheia de significado num dos seus últimos discursos: Havia um sábio, um grande santo, que um dia decidiu ir a uma certa cidade. Ele era muito famoso. Tão famoso que as pessoas estavam ansiosas pela sua vinda. Eles começaram a preparar a sua vinda semanas antes. Então, um discípulo chegou ao pé das pessoas da cidade e disse: "Sabem, ouvi dizer que quando ele realiza as suas orações gosta de usar sete flores." Começou com isso uma enorme confusão. "Que tipo de flores devemos apanhar, para dar a este Swami?"Encontraram o santo e disseram "Estimado senhor, ouvimos que durante a oração utiliza sete flores, mas existe uma tão grande variedade delas e nós não sabemos que flores trazer. O santo olhou para eles, e começou a rir loucamente. Ele disse "Sim eu uso sete flores para a oração, mas estas sete são flores que quero que cada um de vós me ofereça. Estas sete flores são lealdade, amor, serviço aos outros, oração, devoção, controlo dos sentidos e veracidade." Disse Ele, "Se alguém oferece estas qualidades a Deus, dá-se a si mesmo, e Deus ficará muito contente. Não existe coisa maior do que isto. Lembra-me o que Krishna disse no Bhagavad-Gita, "Se alguém me oferece um pequena folha, com amor, Eu aceitarei!"

14 de setembro de 2009

Amor incondicional

Aqui está um excerto do discurso de Sri Swami Vishwananda em Agosto de 2009 na Finlândia: A Vida é Divina. Quantos de vocês sabem o que a vida é? Quantos de vocês sabem que é Divina? Quantas pessoas sabem o quanto preciosa a vida é?
Uma vez que realizes o que a vida é, verás a vida de forma completamente diferente.
A vida não é apenas trabalhar, comer, dormir. Que é o que as pessoas pensam muitas vezes. As pessoas escravizam-se no trabalho, escravizam-se a comer. Maior parte das vezes não comem correctamente. Escravizam-se até em dormir.
A vida continua. Quando chega o tempo de partir, apercebem-se "ooops, perdi algo." Quando olham para trás e vêem quantas oportunidades tiveram para realizar a beleza da vida arrependem-se. Porque apercebem-se de quantas oportunidades tiveram no caminho onde poderiam realizar-se, onde poderiam realizar o quão maravilhosa é esta dádiva de vida que Deus nos deu. E ainda assim desperdiçaram-na. De novo eu pergunto: O que é a vida? (Alguém disse: Amor). É isso mesmo!! O Divino está longe. É muito difícil para a mente entender o Divino. Até teres limpado a mente do pensamento, até teres purificado a mente completamente o Divino é bastante difícil de compreender.
A Vida é Amor. E o Amor, claro, é Divino. Deus é Amor. Mas, o sentimento do Amor, é do que a vida é acerca. É realizar este enorme amor. Não apenas o amor parcial. Não este que hoje digo "Amo-te" e amanhã penso "Quem é esta pessoa?" Não esse amor.
Mas, apenas o amor que está além da expressão. Amor incondicional, que esta em tudo à tua volta.

É isso que o Amor é!

10 de setembro de 2009

Dou-te a minha mão, Jesus


Cristo está aqui. A qualquer momento podemos segurar a sua mão. Lembra-me uma bonita história que alguém me contou: Uma menina pequena queria atravessar uma ponte juntamente com o pai, que era cego. O pai disse à filha, "Minha filha, guia-me pela ponte. Segura a minha mão. Faz-me atravessar a ponte." Mas a filha disse "Não, pai, tu é que me seguras a mão, não sou eu que seguro a tua." Na nossa mente é parecido, não é? Mas, há uma diferença, Vêm a diferença? A filha disse ao pai,"Se alguma coisa acontecer na ponte eu poderei largar a tua mão, mas sabes, tu sendo o pai jamais largarás a minha mão... aconteça o que acontecer." Então da mesma forma, dá a mão a Cristo. Agarra a mão de Deus dentro de ti em todos os momentos, em algum problema ou alguma felicidade - pensa sempre no Divino e que Deus está contigo em qualquer momento - todo o tempo!