15 de agosto de 2009

Amor e Devoção



Nós dizemos sempre Radhe Radhe. De facto em Vrindavana, os moradores não dizem Hare Krishna e nem sequer mencionam o nome de Krishna para saúdar alguém. Eles usam sempre o nome de Radha. Sabem porquê? Digam-me...
Porque Krishna deixou Vrindavan e eles ainda estão chateados com Ele. Bom, não existe nada para estar chateados, sabem?As Gopis tinham um tal Amor por Krishna, um Amor que não pode ser comparado a qualquer tipo de Amor. É por isso que, quando Ele deixou Vrindavan, elas ficaram chateadas. E os descendentes seguem chateados com Ele. É fantástico a relação de Amor que até hoje as pessoas têm por Krishna. É realmente um para um. E como Ele é o mais querido elas vão dizer-Lhe o que quer que seja. Elas até lhe podem ralhar. Sempre que uma coisa esteja errada, elas vão ralhar com Ele. Elas sabem que Ele é Deus, mas ainda assim, o Amor que sentem no coração é mais forte. Esta próximidade, esta relação, este amor é a coisa mais importante. A nossa relação com o Divino, o tipo de Amor que a nossa alma tem por Brahmamatma. E se despertar-mos esta relação, esse amor virá. É dito que a Rainha das Gopis, que é Radharani faz qualquer coisa por Krishna. Digam qualquer uma, ela o fará. Até dar a sua própria alma. Então aconteceu que todas as Gopis cantavam "Krishna, Krishna amamos-te tanto". E todas diziam "Oh Krishna faremos isso por ti". Tu sabes muito bem. Quando estás apaixonado fazes grandes, grandes promessas, mas por vezes aplicá-las na prática - nulas, zero!... Bem, então as gopis diziam "Krishna amamos-te tanto", mas ainda assim Krishna quis testá-las. Então um dia Ele fingiu ter uma dór de cabeça terrível e Ele gritava "Aaah, eu tenho uma dor de cabeça terrível". Todas estavam chocadas, dizendo "O meu Senhor o que podemos fazer por ti?"E aquelas que tinham dito que qualquer coisa por Krishna disseram: "Senhor, faremos tudo por ti, diz-nos."Krishna olhou para elas e disse: " Está bem. Para curarem a minha dor de cabeça eu preciso do pó dos vossos pés. Preciso que pressionem a minha cabeça com os vossos pés. Todas ficaram chocadas, o Senhor do Universo está a pedir que a Sua cabeça seja pressionada com os pés delas. Nenhuma delas se considerou digna para tal. Primeiro, elas ficaram muito assustadas pois pressionar a cabeça do Senhor é um desrespeito tão grande. E segundo pois estavam seguras de por tal feito irem para o inferno. Então todos discutiam como poderiam fazê-lo. Nesse momento Radha veio e viu Krishna naquele estado.
Então ela foi para Krishna e disse-Lhe "Meu Senhor, diz-me." Krishna disse a mesma coisa que tinha dito às Gopis. Então Ela fez o que lhe foi pedido. Sem pensar, sem preocupar-se com ela mesma disse "Sim" e ali estava Krishna deitado com dor. Ela começou a pressionar a cabeça de Krishna com os pés e todos ficaram chocados. Nesse momento a dor de cabeça de Krishna desapareceu. Todos estavam chocados, vieram a Radha muito zangadas e começaram a ralhar com Ela dizendo "tu és tão má. Como conseguiste por os teus pés na cabeça de Deus? Depois concerteza irás para o inferno. Radharani disse-lhes "Bom, até o pior dos infernos será uma bênção para mim se tiver curado a dor de Deus". Então vês, na relação com o Divino, tu esqueces-te de ti, completamente. Esqueceste da tua própria realização, esqueceste do que te faria feliz.