20 de agosto de 2009

Bhakti é o essencial

Tudo o qu fazemos na nossa vida diária, em tudo o que trabalhamos, o nosso percurso espiritual é unicamente para alcançar uma coisa - para alcançar a pureza, para realizar o Ser. E não existe outra forma álem da devoção. Apenas através de Bhakti. Sem Bhakti é difícil. Como Sri Krishna diz no Bhagavad Gita "Larga todos os dogmas, larga toda a mente e entrega-te a mim", Depois apenas o verdadeiro amor pode ser percebido. De outra forma, Jnani, é apenas mente. Eu não digo que seja boa, é boa. Mas te leva até certo nível. Karma Yoga é muito bom para ajudar. Mas se não estiveres a ajudar com a atitude correcta apenas te traz para um nível. Como Sri Krishna diz a Uddhava; "Acima de todo o Yoga, eu prefiro o Bhakti Yoga. Eu prefiro o Yoga da Devoção. Onde o devoto e o Senhor se tornam um, onde nenhuma diferença prevalece.

18 de agosto de 2009

Deus em nós

Swami Vishwananda diz-nos hoje:
"Sabem, existe um ditado, "A espiritualidade começa quando a religião acaba". A espiritualidade real está em cada um de vocês, em cada um dos vossos corações, quer acreditem ou não, está aí. Deus está sentado permanentemente dentro de vocês. Mas para alcança-lo existe a forma de cada um, a forma pessoal de cada um. Para descobrirem Deus sem forma, o Deus sem nome, o Eterno - realizando que vocês, todos vocês são parte d'Ele. Este sim é o objectivo do Homem".

15 de agosto de 2009

Amor e Devoção



Nós dizemos sempre Radhe Radhe. De facto em Vrindavana, os moradores não dizem Hare Krishna e nem sequer mencionam o nome de Krishna para saúdar alguém. Eles usam sempre o nome de Radha. Sabem porquê? Digam-me...
Porque Krishna deixou Vrindavan e eles ainda estão chateados com Ele. Bom, não existe nada para estar chateados, sabem?As Gopis tinham um tal Amor por Krishna, um Amor que não pode ser comparado a qualquer tipo de Amor. É por isso que, quando Ele deixou Vrindavan, elas ficaram chateadas. E os descendentes seguem chateados com Ele. É fantástico a relação de Amor que até hoje as pessoas têm por Krishna. É realmente um para um. E como Ele é o mais querido elas vão dizer-Lhe o que quer que seja. Elas até lhe podem ralhar. Sempre que uma coisa esteja errada, elas vão ralhar com Ele. Elas sabem que Ele é Deus, mas ainda assim, o Amor que sentem no coração é mais forte. Esta próximidade, esta relação, este amor é a coisa mais importante. A nossa relação com o Divino, o tipo de Amor que a nossa alma tem por Brahmamatma. E se despertar-mos esta relação, esse amor virá. É dito que a Rainha das Gopis, que é Radharani faz qualquer coisa por Krishna. Digam qualquer uma, ela o fará. Até dar a sua própria alma. Então aconteceu que todas as Gopis cantavam "Krishna, Krishna amamos-te tanto". E todas diziam "Oh Krishna faremos isso por ti". Tu sabes muito bem. Quando estás apaixonado fazes grandes, grandes promessas, mas por vezes aplicá-las na prática - nulas, zero!... Bem, então as gopis diziam "Krishna amamos-te tanto", mas ainda assim Krishna quis testá-las. Então um dia Ele fingiu ter uma dór de cabeça terrível e Ele gritava "Aaah, eu tenho uma dor de cabeça terrível". Todas estavam chocadas, dizendo "O meu Senhor o que podemos fazer por ti?"E aquelas que tinham dito que qualquer coisa por Krishna disseram: "Senhor, faremos tudo por ti, diz-nos."Krishna olhou para elas e disse: " Está bem. Para curarem a minha dor de cabeça eu preciso do pó dos vossos pés. Preciso que pressionem a minha cabeça com os vossos pés. Todas ficaram chocadas, o Senhor do Universo está a pedir que a Sua cabeça seja pressionada com os pés delas. Nenhuma delas se considerou digna para tal. Primeiro, elas ficaram muito assustadas pois pressionar a cabeça do Senhor é um desrespeito tão grande. E segundo pois estavam seguras de por tal feito irem para o inferno. Então todos discutiam como poderiam fazê-lo. Nesse momento Radha veio e viu Krishna naquele estado.
Então ela foi para Krishna e disse-Lhe "Meu Senhor, diz-me." Krishna disse a mesma coisa que tinha dito às Gopis. Então Ela fez o que lhe foi pedido. Sem pensar, sem preocupar-se com ela mesma disse "Sim" e ali estava Krishna deitado com dor. Ela começou a pressionar a cabeça de Krishna com os pés e todos ficaram chocados. Nesse momento a dor de cabeça de Krishna desapareceu. Todos estavam chocados, vieram a Radha muito zangadas e começaram a ralhar com Ela dizendo "tu és tão má. Como conseguiste por os teus pés na cabeça de Deus? Depois concerteza irás para o inferno. Radharani disse-lhes "Bom, até o pior dos infernos será uma bênção para mim se tiver curado a dor de Deus". Então vês, na relação com o Divino, tu esqueces-te de ti, completamente. Esqueceste da tua própria realização, esqueceste do que te faria feliz.

Prema Bhakti


Krishna, tal como eu disse, é puro Amor e Radha é Bhakti. Então um não pode existir sem o outro. É por isso que os chamamos sempre e os vemos juntos. Sempre mencionamos os seus nomes em conjunto - Radhe Shyam - que significa Prema Bhakti, Amor e Devoção.
E se isto crescer dentro de ti, este puro Amor, esta Devoção pura levam-te à auto-realização.

Um objectivo então temos de ter presente na nossa mente. A vida é como entrar num barco; no oceano do Samsara, o barco irá andando e irá guiar-te. O barqueiro é o SatGuru, mas que barco queres entrar? Tens de saber o destino, aonde o barco te levará. Sem saberes o destino, não entres em qualquer barco.

Então deixa a devoção surgir, pois guiar-te-á ao caminho espiritual.

Deixa o puro amor guiar-te. Quando realizas o puro Amor, não existirá qualquer diferenciação na tua mente. A mente verá Deus em todo o lado.


13 de agosto de 2009

Tudo o que Deus faz é correcto

O poder do canto do nome de Deus, não só purifica a mente mas também purifica o corpo e a alma. Quando a tua mente está purificada, terás uma mente saudável. A tua mente fica positiva. Eventualmente, o teu corpo também fica positivo. O teu corpo torna-se saudável.
Quantas vezes as pessoas que estão doentes se entregam completamente e dizem, "Agora, estou farto. Deus, eu rezo a ti e rendo-me a ti. Faz o que quiseres de mim." O que é que acontece então? O milagre acontece. O milagre da fé. O milagre do Amor. O milagre da entrega.
Mas, hoje em dia as pessoas estão tão receosas de se entregarem.
Eles dizem, "eu entrego-me mas, como irei eu viver?" A insegurança está já presente. Como podem confiar se já estão inseguros?
Apenas quando há completa confiança em Deus, completa confiança no teu próprio ser, quando perguntas a Deus por Ele, Ele dá-se a Si mesmo a ti.
E confiar no quê? O que quer que Ele faça é correcto, mesmo se a mente não entender, é correcto.

6 de agosto de 2009

Para brilhares luz Divina, tens de limpar toda a negatividade

Nós tentamos exteriorizar o Divino e tentamos fazer de Deus alguma coisa aparte de nós. Mas, Deus só pode ser realizado dentro de ti.
Quando falamos acerca de Deus, quase sempre dizemos, "Deus? Onde - externo a nós - está esse Ser?". Nós pensamos, Ele está ali, nós estamos aqui. Somos diferentes.
Quando quer que falemos sobre Deus temos de saber que ele é o nosso próprio Ser.
De facto, estamos a falar sobre nós, acerca de cada pessoa individual. Porque somos uma parte de Deus.
Ainda que todos pareçamos diferentes, quando removemos o véu da ilusão - nós somos Luz. Como este belo candeeiro, tem muitas lâmpadas, mas a electricidade é uma. Se colocares uma pequena lâmpada nele, terá uma luz pequena mas a electricidade será a mesma.
É o mesmo para ti: todos podem irradiar a mesma luz, a mesma luz divina, mais e mais.
Só tens de deixar ir... Para brilhares realmente tens de limpar toda a negatividade.

4 de agosto de 2009

Pegadas na Areia

Não percas tempo a querer coisas que sabes que têm o seu limite.
Deseja o Derradeiro, e vais tê-lo.
Entrega o teu corpo, mente e alma.
Foca primeiro em algum aspecto Divino, e depois realiza a tua Divindade.
Lembra-te que quem quer que sejas, ainda que o teu avanço possa ser lento ou rápido,
Deus Ama-te.
Ele ama-te ainda mais do que o que quer que possas pensar acerca do Amor, mais do que a mente do Homem pode imaginar.
Então, confia sempre neste amor, fica sempre neste amor e nunca o deixes ir...
Ele está sempre contigo, mesmo que não O sintas, mesmo que não O vejas, Deus está ali.
Existe está bonita parábola da Biblía onde um homem estava a caminhar na praia....
Conhecem-la?
Um homem estava a caminhar e de todas as vezes que olhava para trás, ele vi-a duas pegadas ma areia, além das dele. Ele ficava muito feliz sabendo que Deus estava a acompanha-lo, e não tinha medo algum.
Uma certa altura na vida deste homem ele começou a ter muitos problemas. Então ele reparou que naquele tempo, só existiam duas pegadas e não mais 4 pegadas na areia.
Ele começou a pensar, orando a Deus e dizendo "Porque é que nos tempos de Alegria estás comigo e eu vejo as tuas lindas pegadas atrás de mim, mas nos tempos de dor,
não estás comigo?"
Deus respondeu "Não interpretes mal, meu filho. Estas pegadas que vês atrás de ti não são as tuas. São minhas, porque no tempo dos problemas,eu estava a carregar-te em meus ombros".

2 de agosto de 2009

Um instrumento nas mãos de Deus

No nosso percurso espiritual existem coisas no caminho das quais te tens de livrar para alcançar a completa unidade com o Divino.
O que não significa que Deus está longe de ti. Ele está aqui todo o tempo e está à espera que acordes e te realizes, porque já nasceste com esta realização.
É apenas esta poeira da mente que limita o Ser.
Atravessa isso, canta o nome de Deus e apaixona-te por Deus. Ele é o único que te Ama incondicionalmente. Deus é o único que te dá sem esperar alguma coisa em retorno .
Tenta alcançar este Amor. Tenta tornar-te este Amor. Tenta tomar consciência de quanto Amor tens dentro de ti e distribui-o. O Amor não consegue ser guardado.
Ao fazeres isso tornas-te um instrumento do Divino.
Ele reflecte-se em ti.
Ele age através de ti.
E aí apercebes-te do que a tua missão É.

1 de agosto de 2009

Em Deus somos só UM

Nós cantamos os santos nomes de Deus, Krishna, Narayana, Jesus, Allah e Babaji.
Todos estes nomes nos ajudam a abrir mais, a abrir o nosso coração para amar.
O amor não pode ser apenas para si próprio.
Tu começas contigo mesmo, apercebes-te pois, tu sabes acerca disso, deixa-lo expandir e dás. A fonte não se altera.
Quanto mais dás, mais sentes que está a fluir e mais queres dar.
Quanto mais tentas fechar, mais te vais tornando infeliz. Então está infelicidade tem de ir para algum lado - é assim que tantas doenças são criadas, porque o ser não se abre.
Quanto mais o coração dá, mais feliz te tornas. Quanto mais vês a vida de uma forma diferente mais a doença se mantém longe de ti e mais todas as preocupações à tua volta cessam.
Deus ama-nos, mas nós também temos de começar a amar.
E, com o que quer que venha no teu caminho, lembra-te do Seu amor, lembra-te d'Ele através da sua manifestação e através deste corpo manifestado.
Deus criou o Ser Humano e colocou-Se em cada ser de igual forma. Não significa que eu sou superior a vocês porque estou aqui sentado nesta grande cadeira. Na tua mente podes ver como tal, mas em Deus somos só UM.
Fazemos parte de um só corpo.